top of page

Centro de Jardinagem no Algarve - Plantas, Vasos...

Acerca da nossa Quinta . . .

A Quinta da Ataboeira, enquanto centro de jardinagem, começou em 2004, mas a sua história na nossa família abrange já quatro gerações e remonta ao início do século passado. 

Flor de Strelitzia reginae

Século XX



Foi aqui que nasceu e cresceu o actual proprietário e director do Centro de Jardinagem Quinta da Ataboeira, que esteve dedicada à agricultura de sequeiro até 1974, altura em que instalou as primeiras estufas temporárias, para o cultivo de horticulturas de regadio.



Na quinta, que tem uma área total de 50 000 metros quadrados,  houve ainda produção de animais, citrinos, pessegueiros, ameixeiras e vinha de mesa e de vinho.



Século XXI

​Ainda em 2003, é tomada a decisão de abrir um centro de jardinagem, numa parte da quinta, aproveitando a localização adjacente à estrada nacional 125 e à proximidade de Albufeira, da A22 e do IC1.



A 5 de Fevereiro de 2004 começam as primeiras obras no espaço, que incluiram a montagem da primeira estufa de plantas, permitindo a abertura ao público geral no dia 20 de Março. O crescimento sustentável e melhoramento do nosso centro de jardinagem tem sido uma constante ao longo da sua história.



Desde logo se tomou a opção de comercializar não apenas as plantas, mas também os vasos e os substratos. 

O primeiro logótipo utilizava a icónica alfarrobeira, ao redor da qual se localizava a entrada no centro de jardinagem, com a alvenaria dos pilares do portão. 



No ano de 2006 a recepção sofre remodelações, de forma a proporcionar mais espaço de estufa, diminuir a entrada de vento e proporcionar melhores condições no atendimento aos clientes. É criada uma área de sombreamento para proteger e aumentar o espaço disponível para as plantas.



Em 2008 já estava terminada a substituição do sobreamento por 2 estufas mais permanentes e seguras, ainda separadas das 2 inicias por um portão que viria a ser extinto.



No final da primeira década do século XXI, 2010/1011, são realizadas grandes melhorias nas infraestruturas do centro de jardinagem, com o aumento da área de estufa, aproveitamento de águas pluviais, nova recepção, mais expositor de vasos, instalações sanitárias para clientes, estacionamento coberto...

Em Maio de 2011 é criada a página do centro no Facebook, naquela que foi a nossa primeira incursão no mundo virtual da Internet, que culmina com a abertura deste site.

No decurso de 2013, foram relalizadas a junção da estufa com o sombreamento, o aumento da área pavimentada e a instalação de uma porta automatizada na recepção. 

 

Em 2014, aumentamos novamente a área de estufa, permitindo criar uma zona de recuperação/produção de plantas, armazenamento de stock, cais de cargas e descargas, depósitos de água da chuva, e a passagem dos vasos de terracotta para o interior.

Em 2015 constituiu-se a empresa Alfa Garden Center Lda, que passou a gerir toda a actividade do Centro de Jardinagem da Quinta da Ataboeira.

Em 2021 aumentamos a capacidade de armazenamento de água (recolhida da chuva) para mais de 500 metros cúbicos! Vamos ainda aumentar a nossa produção de energia fotovoltaica ao máximo permitido, com uma potência de 13500 Wp.

Temos actualmente 4 veículos totalmente eléctricos na nossa frota.



Temos actualmente cerca de 3.000 metros quadrados de exposição de vasos no exterior e mais de 2.500 metros quadrados de estufas. Graças à parceria com a Algar, reciclamos cerca de 90% dos nossos residuos!

Queremos continuar a crescer de forma sustentável, oferecendo os melhores produtos a preços competitivos! 

Plantas Algarve
Logotipo QA
Alfarrobeira e portão
Antiga entrada de Garden
Amor perfeito
Leão
Staff
Staff

A nossa visão,

    "Queríamos ter o maior display de vasos do Algarve, um local onde fosse possível aos nossos clientes concretizar as suas visões decorativas." 

    "Outro dos nossos objectivos era oferecer produtos de qualidade a preços competitivos."

    "Todos os dias abertos, a trabalhar para essas metas!" 

2004
2011
2015
2006
2008
2012
2013
2016
2017
2009
2014
2018
bottom of page